[Fechar]

Variáveis Oceanográficas – Introdução

                                          Colaboração: Marco Romeu

North Point, bancada excelente, ondulação certa e vento terral deixam a onda perfeita. Foto: Tiago Dias O maior desejo de todo o surfista, quando viaja, é pegar ondas perfeitas. No entanto, é preciso estar no lugar certo e na hora certa para que isso aconteça. Assim, ter conhecimento das variáveis que contribuem para as condições estarem clássicas será fundamental na hora de procurar as melhores ondas.

As principais variáveis que influenciam na qualidade de uma seção de surf são: as ondas (logicamente), a bancada, a maré e o vento. Quanto mais harmonia houver entre as quatro, mais perfeita estará a formação das ondas. Nas postagens seguintes será dada uma breve explicação e algumas dicas de como obter informações sobre cada uma delas.

No livro (guia) “Surfando na Terra dos Cangurus” você encontrará informações gerais sobre as referidas variáveis em cada região, bem como tabelas com breve estudo das características de cada praia. Isso o ajudará na escolha da região onde pretende surfar. No entanto, durante a viagem em busca da onda perfeita, é necessário comparar essas informações com as ondulações e os ventos. Além de ficar de olho na previsão, é muito importante observar o mar constantemente para tirar suas próprias conclusões.

De preferência, fique em praias que apresentam constância de ondas e um bom lugar para observar as ondulações e ventos, pois, assim, mesmo que ela não esteja nas condições ideais, servirá de termômetro para indicar a você a melhor direção para se deslocar.

Abaixo segue uma lista das outras postagens que dão continuação a esta. Nelas será explicando cada uma dessas variáveis.

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br