[Fechar]

A Bancada

                                           Colaboração: Marco RomeuA plana bancada de arenito de Bell's Beach faz com que as ondas quebrem perfeitas. Foto: Tiago Dias A bancada (banco ou fundo) é um fator predominante na formação da onda em que pretendemos surfar, pois é no encontro com aquela que esta toma forma e quebra, possibilitando, assim, ser surfada. As bancadas podem ser formadas por areia (beach break), pedra (point break), arrecife de arenito ou coral (reef break), e até mesmo de materiais mistos.

O formato da bancada influencia diretamente a formação da onda. Bancadas em forma de curva são consideradas melhores, por manter um bom ângulo com a onda, fazendo com que ela quebre gradualmente; um bom exemplo disso é a onda de Snnapper Rocks, que se estende por vários metros na sua bancada, quase em forma de anzol.

Além disso, sua inclinação também é importante porque determinará a força com que a onda quebrará: quanto maior essa inclinação, maior será seu choque e, consequentemente, mais forte quebrará, fazendo, muitas vezes, com que fique tubular, como, por exemplo, em Gnaraloo e The Box. Por outro lado, bancadas mais planas deixarão as ondas mais cheias e rolando mais para frente, caso de Bell’s Beach.

Por ser formada de pequenos fragmentos, a areia dos beach breaks pode ser facilmente movimentada pelas ondas ou correntes. Com isso, o tipo de bancada em questão pode ser bastante variável quanto à forma, constantemente modificada. Já os point breaks e reef breaks são constantes por não poderem ser movimentados e alterados facilmente, exceto os fundos mistos que, devido ao acúmulo de areia, podem sofrer algumas alterações.

LINKS:

OBSERVAÇÃO: o livro (guia) “Surfando na Terra dos Cangurus” contém informações gerais sobre as referidas variáveis em cada região, bem como tabelas com breve estudo das características de cada praia. Isso o ajudará na escolha da região onde pretende surfar. No entanto, durante a viagem em busca da onda perfeita, é necessário comparar essas informações com as ondulações e os ventos. Além de ficar de olho na previsão, é muito importante observar o mar constantemente para tirar suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br