[Fechar]

A Maré e o Vento

Vento terral batendo forte na onda de Coblestone WA. Foto: Tiago Dias A Maré

Uma das maiores influências da maré na formação da onda se deve ao nível do oceano em relação à bancada. Em muitos lugares, isso pode alterar totalmente tal formação, pois poderá deixar a bancada funda ou rasa demais, fazendo com que as ondas não quebrem, fiquem muito “gordas” ou muito fortes.

Em lugares assim, será muito importante observar a maré e sua influência nas ondas, visto que isso será determinante para se pegar as melhores ondas. No entanto, a maré nunca é constante e nem igual em todos os lugares; assim, torna-se necessário o uso de uma tábua da maré de cada local em que se for surfar, ou até mesmo de um relógio com a maré de vários lugares.

O Vento

Enquanto as outras variáveis dão forma à onda, os ventos dão os retoques finais à sua formação.

Os ventos mais desejados pelos surfistas são os ventos de terra, ou terrais, que, ao baterem de frente com a onda, fazem com que ela fique mais bonita e ajudam a deixá-la tubular. Porém, se os mesmos estiverem muito fortes, também poderão atrapalhar a surfabilidade, pois empurram o surfista para trás e fazem com que perca velocidade.

Por sua vez, os ventos do mar, ou marais, não deixam as ondas muito bonitas e, quando muito fortes, podem comprometer totalmente a sua formação. Por outro lado, quando leves e acompanhados de uma boa ondulação, podem deixar as ondas muito manobráveis. O vento terral e a calmaria têm predomínio durante as manhãs, enquanto o maral começa a aparecer à tarde.

Dias sem vento também podem ser ótimos para surfar, pois não interferem na formação da onda e o mar fica bem liso.

De preferência, fique em praias que apresentam constância de ondas e um bom lugar para observar as ondulações e ventos, pois, assim, mesmo que ela não esteja nas condições ideais, servirá de termômetro para indicar a você a melhor direção para se deslocar.

Abaixo segue uma lista das outras postagens complementares a esta.

LINKS:

OBSERVAÇÃO: o livro (guia) “Surfando na Terra dos Cangurus” contém informações gerais sobre as referidas variáveis em cada região, bem como tabelas com breve estudo das características de cada praia. Isso o ajudará na escolha da região onde pretende surfar. No entanto, durante a viagem em busca da onda perfeita, é necessário comparar essas informações com as ondulações e os ventos. Além de ficar de olho na previsão, é muito importante observar o mar constantemente para tirar suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br