[Fechar]

Os primeiros habitantes da Austrália

Aborígine. Foto: Andrómeda News

Não existe uma evidência clara da origem dos aborígenes, porém se acredita que indígenas vindos do sudeste asiático chegaram à Austrália há 40.000 anos ou 50.000 anos (alguns historiadores sugerem 70.000 a 170.000 anos) através de uma faixa de terra que ligava o continente Australiano a Papua Nova Guiné e/ou Timor, durante o período pleistoceno, quando o nível do mar (devido a diversas glaciações) chegou a atingir 100 metros a menos do que o atual.

Por volta de 16.000 a.C. a 13.000 a.C., a Austrália sofreu um aumento na aridez, com menos chuvas e temperaturas inferiores às atuais. Deu-se então, em 13.000 a.C., o fim da era glacial que, segundo lendas aborígenes, foi muito repentina. Esses indígenas tiveram, assim, que se adaptar às mudanças do clima, da fauna e da flora.

Nesse período grandes áreas começaram a ser inundadas: lugares como Tasmânia, Cangaroo Island e Papua Nova Guiné foram isolados do continente australiano e pessoas e animais nesses lugares se desenvolveram separadamente, o que gerou diferenças em relação às demais pessoas e animais do restante do país. Porém nem todos sobreviveram; por exemplo, povos em ilhas do Estreito de Bass, assim como de Cangaroo Island, sucumbiram. Há 6.000 anos o nível do mar alcançou os níveis atuais, isolando totalmente a ligação por terra entre a Austrália e o continente asiático.

Foi nos últimos 5.000 anos, junto com a modificação do clima (que se tornou mais ameno) o aumento de chuvas e de temperatura, que ocorreram os maiores avanços dos indígenas australianos. Foi criada nesses anos uma sofisticada estrutura da sociedade tribal, com história, religião, leis e regras transmitidas através do ‘Dreamtime’, que abrangia toda a sociedade, independentemente da língua ou dialeto das tribos. Além disso, a cultura aborígene consegue facilmente transmitir temas como religião, moral, ecologia, comédia e arte ao mesmo tempo, coisa que nossa sociedade, de descendência europeia, só consegue tratar independentemente.

Foi por esses anos que os aborígenes desenvolveram diversas ferramentas e o uso da agricultura como meio de sustento. Os aborígenes também praticavam certo tipo de comércio, no qual danças e músicas eram negociadas por comida, pedras preciosas, sementes e conchas, entre outros. Além disso, na Austrália são encontrados vestígios da mais antiga cremação do mundo (aproximadamente 25.000 a.C.), bem como artes ancestrais com mais de 20.000 anos, sendo mais antigas que a dos europeus pré-históricos.

Ligação com a Ásia

Mesmo depois da ligação entre Austrália e Ásia ter sido inundada pelo oceano, asiáticos seguiram viajando para a Austrália através de barcos, mantendo a realização de trocas comerciais com povos da região norte do país. Com o passar do tempo, o movimento de pessoas entre Indonésia, Papua Nova Guiné e Austrália tornou-se comum.

Existem evidências de diferentes tecnologias utilizadas: o uso do tabaco e a mistura de raças entre aborígenes e malaios, a comprovar essa ligação entre povos Australianos e asiáticos. Devido a tais fatos, até mesmo comerciantes árabes e chineses possivelmente já tivessem estado na Austrália por volta do século IX, ou seja, muito antes dos europeus.

Veja outras postagens relacionadas ao tema:

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br