[Fechar]

O começo de uma nova Nação Australiana

Opening of the first parliament. Fonte: Wikipedia

O século XX foi de grandes mudanças para a Austrália. Logo nos primeiros anos deu-se a abertura do Parlamento da Austrália e Federação das Colônias sob domínio do império britânico, mas com mais liberdade e na forma de uma nação federativa, composta por seis estados. Alguns anos depois foram criados o “Austrálian Capital Territory” e a capital Australiana, Camberra.

Em 1942 a Austrália adotou o “Statute of Westminister 1931”, que terminava formalmente com os laços constitucionais entre a Austrália e o reino britânico. No mesmo ano, devido à derrota dos britânicos na guerra na Ásia, bem como a ameaça da invasão japonesa, a Austrália resolveu aliar-se aos Estados Unidos como meio de se proteger dos inimigos asiáticos.

Ao final da Segunda Guerra Mundial e após o risco de invasão dos japoneses, o governo Australiano decidiu povoar o país antes que outros o fizessem, criando, assim, um amplo programa de imigração que o levou a um grande período de prosperidade. Além dos habituais imigrantes do Reino Unido, a Austrália também recebeu muitos imigrantes de outros países europeus e até mesmo judeus.

Porém, somente após os anos 70, com a abolição da “White Austrália Police” (legislação de certa forma racista que inibia a entrada de imigrantes indesejados), a Austrália abriu suas portas para pessoas de outros países. Dentre elas, imigrantes das Américas Central e do Sul e, em especial, para países asiáticos, transformando assim a demografia, a cultura e a cara da Austrália que, apesar de ainda ter grande ligação com a Inglaterra, está cada vez mais focada para a região chamada “Asia-Pacific” ou “Australasia”, da qual faz parte.

O final do século foi também de conquistas para os aborígenes, pois o governo, como meio de desculpar-se por atos dos colonizadores, resolveu ceder direitos e benefícios para essa sociedade.

Veja outras postagens relacionadas ao tema:

LINKS:

Um comentário:

Rasta disse...

muito interessante, temos de saber Autralia.

saudações do Chile

BlogBlogs.Com.Br