[Fechar]

Perigos e Precauções - parte 1

O crowd pode ser um dos maiores perigos para quem surfa em praias muito populares como Durambah. Foto: Tiago Dias

A maioria dos surfistas deve pensar que o maior perigo de surfar na Austrália seja os tubarões. Dependendo do lugar onde você estiver, isso pode até ser verdade, porém, muitos outros existem, como, por exemplo, águas-vivas, arrecifes, animais venenosos, outros surfistas e até mesmo o câncer de pele. Dessa maneira, nesta postagem serão apresentados textos sobre tubarões e águas-vivas e na seguinte sobre os cuidados que se deve ter com: outros surfistas; bancadas e correntes; e o câncer de pele. 

Tubarões 

Certamente o tubarão é um predador muito perigoso, que poderá atacar surfistas dependendo das circunstâncias. A Austrália é um dos recordistas em ataques desses animais. Porém, tomando as precauções necessárias, se poderá surfar sem medo dessas feras marinhas.

Os maiores e mais perigosos, os tubarões brancos, geralmente se encontram ao sul do país, enquanto que outras espécies, como o tubarão tigre e o tubarão cabeça-chata, podem ser encontradas em outras partes do litoral australiano. Dessa maneira, é sempre bom ficar atento e prestar atenção se o lugar é seguro ou não. Procure se informar se já ocorreram ataques ou se tubarões costumam ser vistos na região. Em lugares com maior risco, evite surfar sozinho, pois a probabilidade de ser atacado será maior e uma ajuda, mais difícil.

Não são todos os lugares que oferecem esse risco: por exemplo, as praias da Gold Coast são consideradas seguras para surfar, pois faz tempo que não é registrado um caso, devido à observação permanente e às redes de proteção colocadas em toda a sua costa. Porém, mesmo em lugares considerados seguros, é necessário saber que os tubarões costumam se alimentar à noite; assim, evite surfar durante esse período, muito cedo da manhã ou ao anoitecer, principalmente se estiver sozinho.

Além disso, tubarões costumam frequentar estuários ou lugares com fartura de alimento; portanto, evite surfar também nas saídas de rios ou em lugares onde pescadores jogam restos de peixes na água.

Em último caso, se você vir um tubarão na água, tente manter a calma e sair o mais rápido possível, sem chamar muita atenção. Lembre-se de que o tubarão possui sensores eficientes e pode localizar suas vítimas através da liberação de adrenalina e urina. Porém, o ser humano não é seu alimento predileto e ele só ataca o homem porque o confunde com outros animais, como a tartaruga e a foca.

Água-vivas

A maior frequência de ataques é das água-vivas, muito comuns no litoral australiano. Algumas espécies como a Box Jellyfish e a Irukandji são letais, mas só habitam regiões ao norte do país, principalmente na Grande Barreira de Corais. Já outras, como a blue botton, mais comuns em outras partes do litoral australiano, não são letais, mas também possuem veneno e podem causar dores fortíssimas. No caso de você ser atacado por uma delas, evite esfregar ou coçar. O ideal é passar imediatamente um pouco de vinagre por cima da área atingida. Se não o tiver, dirija-se aos salva-vidas, que eles lhe fornecerão.

Continua: Perigos e Precauções - parte 2 … 

LINKS:  

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br