[Fechar]

Acomodação (parte 2)

campingcontinuação (parte 1)

Como dito na postagem anterior, a Austrália oferece diversas formas de acomodações para seus visitantes. O turista pode contar com casas ou apartamentos para alugar, hotéis, albergues, motéis, campings e outros. Porém o melhor tipo para você irá depender do tempo e do lugar que pretende ficar, seu propósito, dinheiro disponível e, claro, suas preferências.

Na primeira postagem sobre acomodação (parte 1) teve uma explicação sobre Casa de família (Homestay) e aluguel de casa ou apartamento. Já nesta segunda postagem (parte 2), é dada uma explicação sobre Hotel (ou Resort), Albergue (hostel ou backpacker), Camping (ou caravan park) e Motel.

Hotel ou Resort

Para quem procura conforto e não irá passar muito tempo em um lugar, um hotel ou um resort poderá ser uma excelente opção, pois no geral são de boa qualidade e você não precisará fazer nada, somente surfar, descansar e desfrutar de tudo que eles poderão lhe oferecer. Esse tipo de opção, em especial o resort, além de se localizar perto da praia, possui piscina, bar, restaurante e outras facilidades.

Além disso, muitos deles oferecem opções de ‘apart hotel’, que são apartamentos completos com a facilidade do hotel, nos quais você poderá ter mais liberdade e se sentir mais em casa, podendo preparar sua própria refeição e até mesmo convidar amigos para visitá-lo. É uma ótima alternativa para quem pretende ficar de quinze dias a um mês em um lugar.

No entanto, é uma das opções mais caras, pois um hotel razoável na Austrália dificilmente custará menos de AUD80.00 a diária. Assim, se você não tem muito dinheiro ou você pretende ficar mais tempo viajando pelo país, as opções seguintes poderão ser mais econômicas.

Albergue (hostel ou backpacker)

Hospedagem comum para mochileiros, ‘hostels’ ou ‘backpackers,’ como são chamados, é uma boa opção para quem não pretende ficar muito tempo em um mesmo lugar e nem quer gastar muito. Funciona parecido com um hotel, porém sua diferença é o preço inferior, os quartos compartilhados e a disponibilidade de uma cozinha.

A grande vantagem desse tipo de acomodação é que você irá pagar pouco pela diária e ainda poderá preparar sua própria refeição, o que custa barato quando comparamos a uma refeição em restaurante. Além disso, albergues geralmente possuem uma concentração muito grande de jovens viajantes de diversas partes do mundo, que estão loucos para conhecer outras pessoas e trocar experiências; com isso, você poderá conhecer várias pessoas interessantes e participar de festas muito legais.

No entanto, o inconveniente do albergue é dividir quarto com pessoas que você não conhece. Quanto mais barato você pagar, com mais pessoas você terá que dividir o quarto. Normalmente os quartos são de quatro a seis camas, somente para homens ou mulheres; em alguns, entretanto, você poderá encontrar quartos unissex para até mais de oito pessoas. Apesar de essa ser a principal característica de um albergue, alguns poderão oferecer quartos para casais ou famílias por um preço superior, mas com mais privacidade.

Em grande parte dos albergues, a cozinha possui fogões, utensílios, armário e geladeira. Na maioria das vezes, logo ao chegar, você receberá duas cestas onde deverá colocar etiquetas com seu nome e número do quarto: uma será para usar no armário e outra para geladeira.

Os quartos geralmente possuem armários com portas onde você poderá trancar suas coisas com seu próprio cadeado; naqueles que não possuem essa opção, na recepção, comumente, há um cofre onde você pode deixar seus bens de maior valor. Apesar da maioria dos lugares serem seguros e não ocorrerem roubos, é bom ficar atento e não deixar suas coisas de valor dando mole. Busque sempre se informar sobre a segurança do lugar, seja perguntando para um amigo, ou até mesmo para funcionários do albergue.

O YHA Austrália é a maior rede de albergues do país. Além de garantir boa qualidade, possui franquias em diversas cidades australianas. Dessa maneira, se você está planejando ficar em albergues, vale a pena tirar uma carteira de desconto do YHA.

Os albergues geralmente possuem um quadro para anúncios onde você pode encontrar vários tipos de ofertas, desde a venda de carros usados, vagas em repúblicas, até ofertas de emprego. Vale a pena conferir!

Camping (caravan park)

Na Austrália dificilmente você irá encontrar camping com este nome; geralmente são chamados “caravan-parks”, pois são mais comuns entre viajantes de trailers e motor homes (caravans, como são chamados lá). Fora isso, a maioria dos campings, além da tradicional área para barracas, trailers e motor homes, oferece também outras opções, como trailers fixos, cabanas e chalés.

A maior parte dos campings tem cozinha com fogão, geladeira e alguns utensílios, além de mesa e TV, para que seus hóspedes menos equipados possam preparar e comer as refeições com algum conforto.

Alguns campings com mais infra-estrutura podem ter até área de recreação, piscina, sala de jogos e algumas outras ofertas.

Existem também campings de graça ou por um preço muito barato em parques nacionais, nos quais você pode desfrutar da belíssima natureza australiana. Estes, porém, não possuem muita infra-estrutura nem as facilidades de um camping pago.

Motel

Ao contrário do conceito utilizado por nós, brasileiros, para um motel, o australiano segue o modelo original, segundo o qual é apenas um hotel de beira de estrada.

Para quebrar essa barreira e poder entrar tranquilamente em um motel com um ou mais amigos, é importante que você saiba a origem da palavra. Motel, na verdade, é uma abreviação de: “motor hotel”, nome original dado aos hotéis localizados à beira da estrada.

Pode ser uma boa alternativa caso você esteja viajando de carro e, já tarde da noite, precisar parar para descansar e dormir. Além do fácil acesso, por se localizarem nas rotas principais, próximo a cidades e povoados, os motéis possuem estacionamento para seu carro em frente ao quarto que estiver alugando. No entanto, esta não é uma opção muito barata e, na maioria dos casos, serve apenas para passar a noite.

Pesquise aqui sua acomodação:

LINKS:

Acomodações em geral:

Hotéis, Resorts e Motéis:

Albergues:

Campings:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br