[Fechar]

Equipamentos – Pranchas de Surfe

Tiago Dias testando a resistência e flexibilidade de uma prancha Firewire

Os equipamentos de surfe na Austrália são de primeira qualidade, pois além de existir mu ita concorrência, os consumidores são muito exigentes. A grandeza dessa indústria é tanta, que suas marcas estão entre as principais do mundo, com destaque para Quiksilver, Rip Curl e Billabong. Em pranchas de surfe também possui nomes fortes, como DHD, Chilli, JS e a inovadora Firewire.

Pranchas de Surfe

Certamente o principal equipamento do surfista é a prancha, pois é ela que nos possibilita deslizar sobre as ondas e ter nossos melhores momentos, seja tirando um lindo tubo ou fazendo outra manobra qualquer. Merece, portanto, uma atenção especial, já que será determinante para nosso prazer dentro d’água.

Por ser um país em que a maior parte da população vive no litoral, na Austrália existem muitos surfistas e, consequentemente, uma indústria muito forte nesse setor. Com grande poder de compra e uma ampla gama de opções, os surfistas australianos forçam a indústria de pranchas de surfe a manterem a alta qualidade, bem como a estarem sempre se atualizando em busca de pranchas mais eficazes.

A qualidade das pranchas australianas está presente em todas as etapas de sua fabricação, desde os materiais utilizados, passando pelo design, shape até a laminação. Dessa maneira, geralmente você irá encontrar pranchas superiores às nossas na Austrália. De um modo geral, as pranchas australianas são mais leves, resistentes, duráveis e apresentam um melhor desempenho, em relação às brasileiras.

Além das tradicionais pranchas personalizadas, feitas com bloco de poliuretano, fibra de vidro e resina de poliéster, novos modelos feitos com blocos de poliestireno expandido (EPS ou Isopor) de alta densidade, resina epóxi e com a utilização de novos métodos de fabricação começaram a ser utilizados. É o caso da Firewire, que revolucionou a indústria, utilizando os materiais citados, com uma longarina em forma de parábola na borda da prancha.

Essa nova maneira de fabricação, além de deixar a prancha mais leve e durável, tornou-a mais flexível, fazendo com que ganhe propulsão e velocidade durante as manobras. Os materiais utilizados possuem também mais possibilidades de serem reciclados do que os tradicionais. Apesar de essas pranchas serem lançadas inicialmente com fabricação em massa, foram surgindo cada vez mais modelos e se aproximando de uma personalização.

Seguindo a mesma tendência, outras empresas foram criadas, como é o caso da Fiberflex, sistema utilizado por diversas fábricas de pranchas personalizadas, no qual se utiliza um molde de carbono em forma de parábola em torno da borda. Outras recorrem a um sistema de fabricação em que uma fina camada de espuma de células fechadas (high density closed-cell foam) é revestida com fibra à base de resina epóxi (ou fibra de carbono); no centro da prancha é deixado um espaço de ar, tornando-a mais leve e flexível.

Dessa maneira, se você não quiser carregar mais uma bagagem e pagar para levar sua(s) prancha(s) para Austrália, poderá adquirir uma já na chegada ao país. Certamente encontrará uma boa opção, pois além de terem boa qualidade, as pranchas australianas são mais adequadas para as ondas daquele país. Somado a isso, os preços (entre AUD500.00 a AUD900.00) não são tão superiores aos nossos, sendo que a economia de custo com transporte muitas vezes compensa a diferença.

Veja a continuação do artigo na próxima postagem:

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br