[Fechar]

Cultura Australiana (parte 1)

SuperStock_2032-1196 Entender a cultura de outro país é uma coisa muito importante antes de se viajar até ele. Dessa maneira, você poderá saber melhor como se comportar, evitando, assim, situações constrangedoras ou até mesmo algumas “roubadas”.

Devido ao fato de a maioria da população da Austrália morar perto da praia e ser este um país novo, de clima tropical, muitos podem pensar que ela se parece muito com o Brasil. Em certo aspecto, a Austrália é realmente parecida com o Brasil, porém em diversos outros se diferencia muito de nosso país.

Características Gerais

A Austrália que foi inicialmente colonizada por ingleses, razão por que apresenta vários traços dessa cultura, porém misturados com algumas pitadas da cultura de outros países europeus e asiáticos. Dessa maneira, logo que você chegar, poderá achar as pessoas um pouco frias, mas com o decorrer do tempo, notará que na verdade elas poderão ser amigáveis e apenas mantiveram certa distância no primeiro momento porque não o conheciam direito. Por exemplo, quando um homem e uma mulher se conhecem, costumam se cumprimentar com beijos, como no Brasil; no entanto, aqueles que ainda não se conhecem direito, cumprimentam-se através de um formal aperto de mão.

Aqueles que adoram dar um jeitinho em tudo e para tudo, poderão estranhar um pouco e achar que os Australianos são inflexíveis, mas isso é apenas mais um aspecto do sucesso de sua cultura, a qual evita que regras sejam quebradas, dando margem a fraudes e corrupção. Apesar disso, não são tão rigorosos como os ingleses, mas também prezam a pontualidade e os acordos, apesar de muitos não cumprirem o combinado. Assim, evite chegar atrasado, não faça acordo de boca e jamais tente corromper alguém.

A denúncia, algumas vezes considerada por nós como uma atitude feia, é totalmente normal para eles, pois evita que pessoas ajam ilegalmente. Desse modo, ao contrário do que ocorre no Brasil, a pessoa que estiver fazendo qualquer coisa ilegal, terá grande chance de ser descoberta e estará sujeita a punições severas e sem muitas apelações.

Apesar de o país ter superado o racismo, ainda existe algum tipo de descriminação, principalmente contra asiáticos que, durante muito tempo, foram inimigos diretos em guerras. Já os brasileiros não sofrem muita descriminação, mas nem sempre são bem vistos por algumas pessoas. Porém, isso não ocorre sem razão: alguns brasileiros esquecem que estão em outro país e desrespeitam suas regras e cultura, mostrando-se muitas vezes arrogantes, bagunceiros e barulhentos, o que irrita o povo local e gera um preconceito estendido aos demais brasileiros.

O brasileiro costuma ser extrovertido, o que por nós é considerado normal, e até mesmo uma qualidade, aqui no Brasil. Contudo, isso não é regra para todos os países; lugares como a Austrália, chegar sentindo-se íntimo, falando alto e fazendo piadas pode ser considerado como falta de respeito e até mesmo deixar as pessoas desconfiadas. Assim, chegue humilde e vá sondando bem o lugar e as pessoas ao seu redor, pois dessa maneira será bem aceito e não sentirá tanta frieza por parte das pessoas.

Dentro do mar isso não é diferente, pois muitos surfistas brasileiros esquecem que não estão em casa e fazem a maior bagunça, falando alto e desrespeitando os ‘locais’. Isso tem deixado cada vez mais surfistas australianos irritados e está criando uma imagem negativa do surfista brasileiro. Assim, para dentro do mar, vale a mesma dica da vida fora d’água: chegue sem chamar muita atenção, que certamente conseguirá surfar muito mais a vontade; do contrário, você poderá receber marcação cerrada por dezenas de surfistas famintos por onda.

Além das características apontadas, é importante e interessante saber outros aspectos da cultura do país. Para tanto, a continuação desta postagem (Cultura parte 2) trará uma relação (incluindo esportes, música, cinema, artes plásticas, arquitetura, culinária e alimentação) que vai deixar você mais informado sobre a cultura da Austrália e irá facilitar muito sua chegada e estada.

Continua (parte 2)

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br