[Fechar]

Cultura Australiana (parte 2)

Opera House  Continuação (parte 1)

Na postagem anterior foi citada a importância do conhecimento da cultura do país a que se vai viajar, bem como, foram explicadas as principais características da cultura australiana. No entanto, o conhecimento de outros elementos são importantes no entendimento de uma cultura.

Assim nesta postagem serão tratados alguns deles (incluindo: esportes, música, cinema, artes plásticas, arquitetura, culinária e alimentação) para que facilitar a sua chegada e estada na Austrália.

Esportes

A Austrália possui uma grande diversidade de esportes e é bem-sucedida em vários deles. Tanto que é um dos países que mais recebe medalhas nas Olimpíadas. Por ser uma ilha e a população viver perto dos oceanos, possui muita tradição em esportes aquáticos como surfe, natação e ‘surf life saving’. Apesar disso, o povo também é apaixonado por rugby, ‘Australian rules futbol’, ‘cricket’ e ‘bowls’. Outros esportes que também fazem sucesso no país são: automobilismo, motociclismo, corrida de cavalo, tênis, golfe, basquetebol, netbol e outros.

Ao contrário do Brasil, a Austrália não tem tradição no futebol, porém o esporte está começando a se popularizar e nos últimos anos vem crescendo muito, tanto que teve ótimo desempenho na copa de 2006, conseguindo uma boa classificação e dando muito trabalho para o Brasil na primeira fase.

Música

A música pop/rock australiana é muito famosa no mundo inteiro. Em décadas passadas, o rock australiano ganhou o mundo, principalmente com a chamada ‘surfmusic’. No decorrer desse tempo, bandas como “Midnight Oil”, “Australian Crow”, “Men at Work”, “AC/DC”, “INXS” e “Silverchair” ganharam o mundo e se tornaram famosas, ganhando reconhecimento.

Atualmente algumas dessas bandas ainda fazem muito sucesso, mas além delas, muitas outras também estão sendo reconhecidas mundialmente e mantendo a fama de alta qualidade do pop rock australiano. “Wolfmother”, “Greenspoon”, “Skimo Joe”, “Jet”, e “The Beautiful Girls” são algumas das bandas da nova geração que estão fazendo muito sucesso na Austrália e no mundo.

Além disso, a música aborígene está também ganhando seu espaço, principalmente através do ‘didgeridoo’, instrumento de sopro que vem sendo utilizado em outros ritmos musicais, desde músicas de relaxamento até eletrônicas.

Cinema

Apesar de sofrer uma grande concorrência do cinema americano, principalmente Hollywood, que contrata a maioria dos bons atores australianos, o cinema australiano já produziu bons filmes, dentre eles: “Crocodilo Dundee”, “O Casamento de Muriel”, “Mad Max”, “Priscila, a Rainha do Deserto”, “Japanese Story” e mais recentemente “Austrália”, um sucesso que conta um pouco da história e da cultura do país. Ultimamente, devido à diminuição de custos, alguns estúdios (dentre elas a FOX) migraram para a Austrália e produziram filmes internacionais de larga escala como “Matrix” e “Star Wars” II e III.

Dentre os atores e atrizes australianos mais famosos, encontram-se: Nicole Kidman, Paul Hogan, Russel Crowe, Hugh Jackman e Toni Collette, entre outros.

Artes Plásticas

Embora a Austrália tenha grande influência europeia, parte das artes plásticas possui um estilo bem autêntico e diferenciado: é a chamada arte aborígene, a qual evoluiu quando artistas aborígenes, baseados em sua cultura, uniram a técnica de seus ancestrais ao refinamento de algumas técnicas modernas. O resultado foi excelente; principalmente na pintura existem peças de incrível beleza.

Arquitetura

Durante seus primeiros anos de colonização até meados do século XIX a arquitetura na Austrália foi baseada principalmente na moda europeia, com construções em sua maioria inglesas, no estilo Georgiano e Vitoriano. Porém, no século XX, a Austrália começou a receber a influência norte-americana e (até mesmo de alguns outros países) em suas construções. Até metade do século passado, não existiam muitos arranha-céus no país, pois sua população preferia sustentar o sonho australiano de viver em casas que possuíssem jardim. No entanto, no final do século, rendeu-se às grandes edificações e hoje muitos vivem em apartamentos fechados. Além disso, a Austrália possui rica arquitetura contemporânea; bons exemplos podem ser a Sydney Opera House, o Parliament House e o Royal Exhibition Building.

Culinária e Alimentação

Por muito tempo as comidas na Austrália foram apenas as mesmas servidas na Inglaterra. Somente após a abertura para a imigração e o boom no turismo é que o país começou a receber outras influências em sua culinária, principalmente mediterrânea e asiática. A Austrália ainda não possui uma culinária própria e a maioria dos pratos ainda é basicamente derivada de outros países. Poucas refeições são feitas com ingredientes e estilos próprios da Austrália, embora essa seja uma tendência crescente, pois existe a necessidade de se criar pratos típicos para oferecer a turistas cada vez mais exigentes. Um exemplo é o uso da carne de canguru e vegetais nativos na elaboração de alguns pratos.

Algumas comidas mais populares derivadas da culinária europeia são as ‘pies’, comidas à base de carne grelhada com vegetais e sobremesas como os ‘muffins’. Já entre as outras tendências, pode-se encontrar sushis, kebabs, massas, frutos do mar e outros, nos diversos restaurantes especializados do país. Além desses, e talvez mais populares, sejam as mundialmente conhecidas ‘fast food’ e as chamadas ‘take-way’. Dentre elas, as mais comuns são o ‘fish and chips’, hambúrgueres e pizzas.

As refeições australianas seguem tipicamente o modelo Inglês e norte-americano, tanto nos horários quanto no tipo de comida. Assim, o australiano tem no ‘Breakfast’, um café da manhã reforçado, à base de pão, ovo, bacon, cereais e frutas. Ao meio dia, no ‘Lunch’ pouco se come, apenas se faz um lanchinho ou se come em um ‘fast food’. E cedo da noite se faz a última e principal refeição, o ‘Dinner’, que mais parece com o nosso almoço, onde se prepara uma comida quente e todos na família se reúnem à mesa para comê-la.

Apesar de a Austrália não ter uma rica culinária típica, possui uma excelente oferta de cozinha internacional, com diversos restaurantes especializados em comidas de vários lugares do mundo. Infelizmente para nós, brasileiros, ainda existem poucas churrascarias e quase nenhum restaurante especializado em comida brasileira; porém, esse tipo de restaurante está começando a se difundir pelo país e, em breve, teremos mais opções de restaurantes para matar a saudade da nossa comida nas terras australianas.

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br