[Fechar]

Acomodação na Austrália (parte 1)

A Austrália oferece diversas formas de acomodações para seus visitantes. O turista pode contar com casas ou apartamentos para alugar, hotéis, albergues, motéis, campings e outros. Porém o melhor tipo para você irá depender do tempo e do lugar que pretende ficar, seu propósito, dinheiro disponível e, claro, suas preferências.

Nesta primeira postagem sobre acomodação serão explicados sobre Casa de família (Homestay) e aluguel de casa ou apartamento. Já a segunda postagem (parte 2), terá uma explicação sobre Hotel (ou Resort), Albergue (hostel ou backpacker), Camping (ou caravan park) e Motel.

Casa de família (Homestay)

Geralmente oferecida por agências de intercâmbio e escolas, é uma ótima opção para quem pretende estudar inglês. Na casa de família, você terá cama, comida e roupa lavada, ou seja, no preço já está incluído quarto (geralmente) individual, todas as refeições, uso da lavanderia, assim como você poderá usar a casa quase à vontade, como se fosse membro da família.

A host family (como é chamada a família anfitriã) ira ajudá-lo a aprender a língua de forma mais rápida e servir como um apoio familiar, auxiliando-o a conhecer melhor a cultura local, assim como lhe dar ótimos conselhos como, por exemplo, mostrar-lhe onde fazer compras, lugares para visitar, melhores preços, dicas de comportamento, etc.

Além disso, as famílias geralmente levam os hóspedes para conhecer lugares e participar de eventos ou festas com eles, e alguns até se tornam grandes amigos. Após a casa de família, o estudante que quiser ter mais privacidade ou for ficar mais tempo pelo local, poderá dividir apartamento ou casa alugada com amigos, colegas ou até mesmo achar uma vaga em alguma ‘república’.

No entanto, é importante entender que cada família tem seus próprios hábitos, costumes, seus problemas e até manias, o que será um pouco estranho no começo, principalmente num país com traços culturais diferentes do nosso. Assim, participe das atividades domésticas, evite abusar demais da família e não espere poder fazer tudo que você costuma fazer na sua casa. De um modo geral, as famílias australianas apreciam e até exigem pontualidade nas refeições, principalmente na janta. Australianos não costumam ter empregada doméstica, tendo o hábito de participar e dividir as atividades domésticas; assim, se você está acostumado a receber tudo nas mãos, não pense que isso irá acontecer na casa. Assim, participe das atividades, arrume seu quarto, lave suas roupas e sempre ofereça ajuda para ter um bom relacionamento com a sua nova família.

Casa ou apartamento alugado

Essa é uma opção para aqueles que vão passar um bom tempo no país, geralmente utilizada por estudantes que estão fazendo cursos de longo prazo.

Se você já estiver há algum tempo na cidade em que pretende ficar e tiver amigos ou colegas que estejam dispostos a morar com você, o melhor que se tem a fazer é procurar imobiliárias (realty ou real station) para pesquisar preços, condições e localização dos apartamentos ou casas disponíveis. Não vá com muita sede ao pote, leia bem o contrato e consiga pessoas que inspirem confiança para morar.

Uma das coisas importantes no momento de decidir alugar uma casa/apartamento é saber se ele é mobiliado (full furnish), semi-mobiliado (semi-furnish) ou não mobiliado (unfurnish).

Casas e apartamentos mobiliados são muito comuns, pois muita gente os aluga para veraneio ou feriados. É uma boa opção para quem pretende ficar de uns três a seis meses no lugar. Sua grande vantagem é que você só precisará levar seus artigos pessoais e ponto! No entanto, esse tipo de aluguel é mais caro e tem contrato curto, pois geralmente já estão reservados para outras pessoas, principalmente em férias escolares, feriados importantes e eventos. Portanto, se você pretende alugar uma casa ou apartamento desse tipo, preste atenção no prazo do contrato, pois ao final dele, você e seus companheiros poderão ficar na roubada, sem achar algo para morar.

Agora, se a idéia é permanecer mais de um ano, certamente um apartamento ou casa mobiliada será a melhor opção, pois a diferença no aluguel vai compensar a despesa que você terá em mobiliar o imóvel. Alguns móveis poderão ser encontrados em lojas de artigos usados (second hand) por um preço bem acessível, ou até mesmo jogados na rua por alguém que resolveu trocar a mobília. Além disso, esse tipo de aluguel tem contrato permanente de um ano ou mais, o que garante que você não correrá o risco de ficar sem teto. No entanto, o contrato geralmente envolve várias regras (tais como não fazer barulho, pagamento em dia e conservação do imóvel) e o tal do ‘Bond’, um seguro no valor do aluguel de quatro semanas, o qual você receberá no final do contrato, caso nada tenha sido danificado. Assim, antes de assinar um contrato desse tipo, preste bem atenção em todas as regras e esteja ciente de suas responsabilidades. 

Outra opção para quem quer um lugar barato e pouca responsabilidade é entrar em uma ‘república’, isto é, casa ou apartamento já alugado, no qual está sobrando uma vaga. Você poderá encontrar uma república através de contatos pessoais, amigos, escola, trabalho, ou até mesmo em anúncios em postes ou lugares públicos, como supermercados e lanchonetes. A grande vantagem desse tipo de moradia é que você não precisa se preocupar com contrato e data para sair. Tudo depende das regras impostas pelos moradores mais antigos. Assim, novamente aqui, a dica de que procure se informar bem a respeito de quem são as pessoas com as quais irá morar.

Continua (parte 2)…

Pesquise aqui sua acomodação:

LINKS:

Acomodações em geral: 

Casas e apartamentos de aluguel: 

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br