[Fechar]

Geografia da Austrália

Foto de satélite da Austrália. Fonte: Wikipedia Com uma área de mais de 7.500.000km2 a Austrália é considerada, ao mesmo tempo, a maior ilha e o menor continente do mundo, assim como também o sexto maior país em território. Apesar de a Austrália possuir uma vasta extensão, a maior parte de seu território é desértico, sendo 40% coberto por dunas. Como as terras férteis e o melhor clima estão situados próximo ao litoral, principalmente na costa leste, são nessas regiões que se encontra a maior parte de sua população de aproximadamente 21 milhões habitantes.

Além de possuir desertos enormes, a Austrália é um continente com grande variedade geográfica, onde podem ser encontrados desde enormes arrecifes de corais até montanhas de neve e florestas tropicais. Com uma extensão de 25.760km de costa e sem fronteira por terra com nenhum outro país, a Austrália se localiza no Hemisfério Sul entre o Oceano Pacífico e Oceano Índico.

Geologia

A Austrália é considerada a mais plana, baixa e velha massa continental do mundo que, por se encontrar no meio de uma placa tectônica, não possui atividade vulcânica. Além disso, a possui o maior recife de coral de mundo, a espetacular grande barreira de corais localizada ao norte da costa leste, bem como os maiores monólitos (pedra) do mundo, o “Mount Augustus” em WA, e o famoso “Uluru”, que fica bem no centro do país.

Clima

Apesar da maior parte do país, principalmente o centro, ter clima árido e semi-árido, a Austrália também possui o clima temperado (no sudeste), o subtropical (no sudoeste e nordeste), o tropical (no norte) e um pouco de equatorial (no extremo norte). Porém, nas regiões que possuem ondas, os climas predominantes são subtropicais e temperados. Nos capítulos referentes a cada destino, estarão mais detalhadas as variações climáticas.

Política

Politicamente a Austrália faz parte do continente da Oceania e é um país que possui seis estados, dois grandes territórios e alguns outros pequenos territórios. São eles: os estados de New South Wales (NSW), Queensland (QLD), Victoria (VIC), South Austrália (SA), Western Austrália (WA) e Tasmania (TAS); os territórios: Austrálian Capital Territory (ACT) e Northern Territory (NT); e dentre os pequenos territórios, encontram-se Jerveis Bay, Norfolk Island, Christmas Island, Cocos Island, Austrálian Antartic Territory e algumas ilhas desabitadas.

O sistema de governo utilizado é a Monarquia Parlamentar e o Parlamentarismo Democrático; Elizabeth II é a rainha, porém o país é governado pelo primeiro ministro Kevin Rudd. Apesar de Sydney ser a maior cidade e o principal centro comercial da Austrália, a capital do país é Camberra, que fica no “Austrálian Capital Territory”(ACT).

Demografia

Além de Sydney, capital do estado NSW, com aproximadamente 4,3 milhões de habitantes, outras grandes cidades são: Melbourne (capital de VIC), com 3,7 milhões; Brisbane (capital de QLD), com 1,8 milhões; Perth (capital de WA), com 1,5 milhões; Adelaide (capital de SA), com 1,1 milhões; além de Gold Coast e Newcastle, com aproximadamente 500 mil; e Camberra, com 300 mil habitantes.

Economia e desenvolvimento social

Mesmo com PIB inferior ao brasileiro, a Austrália possui o PIB per capita muito superior ao nosso, ou seja, o poder de compra de cada cidadão Australiano é em média de U$S 35.000 por ano, enquanto o nosso é de aproximadamente U$S 9.000. Além disso, por aqui, poucos realmente atingem esse valor, enquanto por lá, a maioria realmente tem todo esse poder de compra. Isso porque a Austrália possui um alto nível de distribuição de renda.

Diversos outros fatores sócio-econômicos tornam a Austrália um dos melhores países para se viver. O país é o 2º colocado no índice de desenvolvimento humano (IDH), tem a 5ª maior expectativa de vida (81,2 anos), baixo nível de desemprego (aprox. 4%), e ainda pouca corrupção, baixa taxa de homicídios e alto nível de educação, entre outros. Além disso, possui diversas cidades na lista das melhores para se viver, dentre elas, Sydney (10ª), Melbourne (18ª), Perth (21ª), Adelaide (30ª) e Brisbane (34ª).

Apesar de não ser um dos países mais visitados do mundo, a Austrália é um ótimo país para se conhecer, pois ocupa a 4ª posição em competitividade turística. Isto é, apresenta diversos aspectos importantes para a recepção de turistas, o que a deixa à frente de muitos países que recebem maior número de visitantes, como França, Espanha, Estados Unidos, China, Itália e Inglaterra.

Biodiversidade

A Austrália é também um continente com grande biodiversidade, possuindo fauna singular. Devido ao seu longo isolamento dos demais continentes, os animais e plantas se desenvolveram de maneira totalmente diferente do que nos outros continentes.

Um dos sinais mais claros dessa diferenciação é a grande quantidade de marsupiais (mamíferos que carregam os filhotes em uma bolsa), como por exemplo, cangurus, coalas, wombats, possuns e o “diabo da Tasmânia”; a existência de alguns mamíferos monotremados, como o ornitorrinco e o echidna; e ainda a escassez de mamíferos placentários. Além desses, também existe uma grande diversidade de répteis, peixes e aves.

Já a flora Australiana é composta, sobretudo, de eucaliptos, acácias, vegetação rasteira do deserto e espécies de árvores remanescentes da época em que Austrália e Antártica ainda eram um mesmo continente.

LINKS:

    Nenhum comentário:

    BlogBlogs.Com.Br