[Fechar]

Kirra, a rainha adormecida

Kirra. Foto: Tiago Dias Provavelmente você já ouviu falar em Kirra, muitos (como eu) já sonharam ou sonham em pegar essa famosa onda que durante muito tempo foi considerada como uma das melhores direitas do mundo. Porém se você quiser surfá-la, terá que ter muita sorte ou esperar muito tempo (talvez um ano) para que isso se realize.

Sim, é isso mesmo, a tão sonhada onda que fez tanto sucesso e foi protagonista de diversos filmes de surfe em décadas passadas já não é mais a mesma, vive adormecida e mesmo quando desperta raramente mostra toda a sua beleza. Muitos que a conheceram em seus anos de majestade lembram-se dela com muita saudade chamando-a carinhosamente de "Old Kirra". Teria ela ficado realmente velha? Na verdade não, o que aconteceu foi uma série de fatores que ao longo dos anos foi alterando a sua bancada e modificando a formação das ondas.

Logo após a ampliação dos molhes do rio Tweed, em meados dos anos 60's, houve uma alteração no fluxo da areia do mar. Isso, aliado a ocorrência de uma serie de ciclones no final da mesma década, fez com que acontecesse uma rápida erosão das praias ao norte do rio, principalmente em Kirra, que teve sua baia ampliada.

Uma das soluções encontradas pelo governo para proteger a praia foi a criação de um molhe (Kirra Point Groyne) bem na ponta sul da baia no início dos anos 70's. Por um acaso do destino, esse molhe foi construído em um ângulo que favoreceu totalmente a formação das excelentes ondas que tornaram essa praia mundialmente famosa e fizeram a alegria de locais e turistas durante muitos anos. Um tempo depois foi construído outro (Mile Sttreet Groyne), um pouco menor mais ao sul.

Foi nessa época, principalmente anos 70's, que Kirra teve seus anos dourados, todo mundo era feliz, a onda além de longa e tubular, era perfeita e constante. Vários filmes foram feitos mostrando seu esplendor. Os campeonatos eram sempre um show, com os melhores surfistas do mundo tirando muitas notas 10. Tudo isso atraiu muitos turistas e novos moradores para a tão sonhada praia, o que fez desenvolver o turismo e comércio dos arredores.

Durante muitos anos foi pista de treino para diversos surfistas profissionais, dentre eles Michael Peterson, "Rabbit" Bartholomew, Peter Townend, e mais recentemente para Mick Fanning, Joel Parkinson e Dean Morrison que puderam ter o prazer de conhecer e pegar muitas ondas perfeitas quando ainda eram crianças. A importância dessa onda para eles é tanta que Parko chegou afirmar em uma entrevista que sua carreira não seria a mesma sem Kirra.

Em 2001 o governo de New South Wales com o intuito de permitir que embarcações entrassem no rio Tweed contratou uma empresa que começou a dragar o rio e bombear a areia para o mar. Com isto, a areia que era jogada ao norte do rio começou a acumular nas praias mais próximas alterando totalmente suas bancadas. No princípio até que foi favorável para o surfe, pois foi permitindo uma melhora em algumas praias e até a criação do "superbank", um fenômeno que se deu durante algum tempo com a união das bancadas de Snapper, Rainbow Bay, Greenmount, Coolangatta e Kirra em um único e perfeito banco. Porém, com o passar do tempo a areia foi acumulando cada vez mais e toda a euforia do superbank passou e surgiu uma grande saudade da velha e esquecida rainha.

Hoje a areia é tanta que não existe mais uma baía, e sim uma larga extensão com quatrocentos metros para se chegar até a água, tanto que o "Mile Sttreet Groyne" passa despercebido. Calcula-se que estejam acumulados 20.000 metros cúbicos de areia no local. Com isto, além de modificar totalmente o ângulo da bancada que fazia com que as ondas ficassem perfeitas, essa areia cobriu todo o arrecife que abrigava diversas espécies e atraía mergulhadores. Ou seja, um prejuízo enorme, tanto para o surfe, quanto para o turismo, o meio ambiente e a comunidade em geral.

Contudo, surfistas uniram-se e começaram organizar reuniões e manifestos, criando assim o "Kirra Point Committee" que organiza e lidera a "Bring Back Kirra", uma campanha que faz lobby pela restauração da bancada em Kirra Point. A campanha começou a ganhar força e em 26 de março 2009 (dia da Austrália) organizou um círculo com mais de 1.500 surfistas formando o mapa da Australia dentro do mar. Isso tem dado certo e chamado a atenção dos governantes, tanto que nas campanhas para eleições estaduais de 2009, candidatos de ambos os lados já prometeram investir 1,5 milhões de dólares australianos para a retirada da areia.

Alguma coisa já está sendo feita, como a retirada e realocação da areia para outras áreas. Isso poderá até melhorar a onda para os próximos anos, porém para retornar ao que já foi um dia, além de investimentos muito maiores, será necessário repensar a questão de se jogar areia da dragagem no mar. Quem sabe assim, poderemos sonhar em um dia ver a rainha com toda sua majestade dando show com suas formosas linhas rolando em frente à estrada a beira mar.

Video

Links:

Kirra Point Committee: www.kirrapoint.org/

Kirra Surfriders Club: www.kirrasurfriders.com/

MySpace: www.myspace.com/savekirra

YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=0a8lGGKPLTQ&feature=related

SurfClip: www.surfclipe.com.br/materia.php?c=61

SurferToday: www.surfertoday.com/surfing/1007-australian-politicians-donate-15-million-to-save-kirra-point

Entrevista com Neil Lazarow (organizador da comissão): http://oceanswavesbeaches.blogspot.com/2009/06/from-south-africa-to-kirra-neil-lazarow.html


 


Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br