[Fechar]

Surf Coast – Torquay

SA 22_04_2010 (5)

A cidade de Torquay não é considerada a capital do surfe na Austrália por um simples acaso. A capital do município, cujo foi dado o nome de Surf Coast, tem forte laço com a cultura do surfe, sua principal atração turística é o surfe e apesar de ser uma cidade pequena possui forte indústria ligada ao surfe. Foi nessa cidade que nasceram e residem as grandes marcas de surfe Rip Curl e Quiksilver. Além disso, possui o maior complexo de surfshops do mundo (o Surf City Plaza) e o maior museu de surfe do mundo (o Surfworld Museum), e ainda sedia a mais antiga etapa do WCT, o “Bells Beach Rip Curl Pro”.

A região da Surf Coast é muito rica em reef bracks e praias com boa proteção do vento. Entre Barwon Heads e Lorne são mais de 60 quilômetros de praias com as mais variadas condições de surfe. Dentre diversas ondas de excelente qualidade se destacam as ondas de nível mundial de Bells Beach e Winkipop, além de 13th Beach, Cathedral Rock e Bird Rock.

Por ter sua costa inclinada para sudeste, as melhores ondulações chegam de sudoeste e quando combinadas com vento terral (de norte a oeste, muito comum durante outono e inverno) podem produzir linhas perfeitas no horizonte que se transformam em ondas de sonhos quando encontram a bancada. O crowd é tranqüilo em dias de semana durante o inverno, porém a disputa pode ficar mais intensa em dias clássicos, especialmente em fins de semana, quando muitos surfistas de outras regiões vão prestigiar as famosas ondas da Surf Coast.

Torquay, assim como as demais cidades da Surf Coast, é um lugar pacato e não possui muita coisa para fazer. Assim, como a principal atração turística de Torquay é o surfe, além das praias você poderá ir no Surf City Plaza, onde poderá encontrar os últimos lançamentos das marcas de surfe. É neste Shopping que está localizado umas das atrações imperdível para os surfistas, o Surf World Museum, que conta a história do surfe e apresenta modelos mais variados e loucos de pranchas; possui também uma sala de vídeo com o maior acervo de filmes de surfe do mundo, além de contar a história do Bells Beach Rip Curl Pro e ter o Hall da Fama com os melhores surfistas da história. Além disso, pode-se pegar a Great Ocean Road e curtir paisagens alucinantes numa das mais bonitas estradas a beira mar do mundo, e ainda observar e analisar as praias e ver todo o potencial dessa região, e até mesmo achar um lugar especial para surfar altas ondas com pouca gente no mar.

Vídeo

Mapa

Imagem do mapa

Onde Ficar

Existem diversas alternativas de hospedagem tanto em Torquay, quanto Anglesea, Aireys Inlet e Lorn. No entanto uma sugestão de camping e outra de albergue são dadas no final do capítulo. Além disso, o site de informações e os centros de informações possuem uma listagem completa de outras acomodações em diversos lugares da Surf Coast.

LINKS:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br