[Fechar]

Transporte na Austrália

IMG_8417x

A Austrália possui um excelente sistema de transporte, com uma ampla rede de aeroportos, ferrovias e boas estradas para a circulação de automóveis. Para viagens de longa distância, pegar um avião é o melhor meio, pois embora custe um pouco a mais que um trem ou ônibus, tem a grande vantagem do tempo de viagem ser menor que os demais.

Já para viagens de curta distância ou para quem curte pegar uma estrada e sair em busca de aventura, a Austrália é o país ideal, pois conta com uma boa rede rodoviária, principalmente no litoral, ligando as praias, com ótimas estradas de asfalto. Algumas exceções são apenas determinados parques nacionais, que possuem estradas de chão e algumas trilhas para 4x4.

Para um melhor entendimento das diversas opções que você poderá utilizar, segue abaixo a descrição dos meios de transportes mais populares na Austrália.

Transporte Aéreo

O transporte aéreo é muito popular na Austrália, e isso não se deve simplesmente ao bom poder aquisitivo dos australianos, mas também ao custo-benefício e à alta qualidade do serviço no país. Além de possuir aeroportos bem organizados e espalhados por diversas cidades, os aviões em geral são muito bons e as passagens mais baratas que no Brasil.

Muitas vezes pegar um avião vale mais a pena do que ir de carro, ônibus ou trem. Por exemplo, de Sydney a Gold Coast (830km), uma viagem de avião que demora 1he20min pode custar a bagatela de AUD90; se for comprada com alguns dias de antecedência, sairá pelo mesmo preço que a viagem de ônibus ou de trem, que leva entre quatorze e quinze horas; já de carro, a viagem demorará umas onze horas e se gastará aproximadamente AUD100.00 de combustível.

Apesar de as cidades maiores possuírem os melhores aeroportos e a maior quantidade de voos, mais flexibilidade de horários, bem como preços menores, se comparados a outras cidades grandes ou exterior, cidades pequenas também dispõem de aeroportos com voos diários para os grandes centros.

A Austrália possui companhias aéreas bastante organizadas, com diversas estratégias de preço e qualidade. Dentre as diversas companhias que fazem o transporte para as capitais e principais cidades da Austrália, destacam-se a Qantas (com boa qualidade dos serviços), a Virgin Blue (média entre preço e qualidade) e a Jet Star (preços baixos). Além das citadas, companhias menores servem para fazer o transporte regional, atendendo as necessidades de cidades pequenas; entre elas, pode-se citar a Skywest (principal companhia regional de Western Australia) e Regional Express (ou Rex, que atua na região sudeste do país).

Trem

Mesmo com as grandes distâncias entre cidades no país, a Austrália possui boa rede ferroviária e excelentes trens. O que significa que esta pode ser uma alternativa interessante para quem pretende fazer uma viagem diferente e conhecer lugares que não conheceria através de outros meios de transportes.

Na verdade, o trem na Austrália é usado mais como transporte turístico, sendo ele mesmo a própria atração, do que como meio de transporte comum. Dessa maneira, existem diversos trajetos que passam por paisagens exóticas e alucinantes. Bons exemplos disso são o “Indian Pacific”, que atravessa o continente da costa leste (Sydney) a oeste (Perth) com um total de 4.352 quilômetros, e o “The Ghan”, que atravessa o deserto australiano, do sul (Adelaide) ao norte (Darwin), com 2.979 quilômetros.

Em grandes regiões metropolitanas (tais como Sydney, Melbourne, Perth e Brisbane), esta opção é muito comum, pois o sistema é bem organizado e os trens são rápidos e confortáveis.

Ônibus

Embora avião e trem sejam boas alternativas para viagens de longa e média distância, o ônibus é a melhor opção para aqueles que precisam fazer viagens curtas e não disponibilizam de carro.

Além disso, os ônibus chegam a lugares que nem o avião nem o trem conseguem ir. Assim, são muito usados também em sistema misto, para completar a viagem de trem ou avião; ou seja: você vai até um aeroporto ou estação de trem e depois o ônibus o leva até o lugar desejado.

A Greyhound é a principal companhia de ônibus do país e cobre boa parte do território australiano, transportando pessoas entre as capitais e as principais cidades. Além dessa, existem diversas outras companhias menores, que operam regionalmente: por exemplo, a TransWA é a principal companhia de ônibus do estado de Western Australia.

Automóveis

Agora, para um surfista, botar o pé na estrada e sair em busca da onda perfeita pode ser a melhor maneira de conhecer o país e pegar altas ondas. Dessa maneira foi preparado um artigo especial sobre automóveis na Austrália, nele serão apresentadas várias dicas trânsito e cuidados ao dirigir, bem como faz uma relação do custo benefício entre alugar um automóvel ou comprar um carro usado. Veja a postagem:

Agências de Viagens

Para facilitar a sua vida, principalmente se for ficar no país por pouco tempo, você poderá procurar uma agência de viagem, para comprar passagens de avião, fazer reservas de carros em locadoras, comprar pacotes turísticos, fazer reservas em hotéis e até obter informações sobre o lugar de sua viagem.

A “Flight Centre” é a principal companhia de viagens da Austrália, pois é a que possui a maior quantidade de agências no país, além de ter um site versátil e uma considerável gama de opções. Além dessa, outras que se destacam são a “Student Flights”, companhia especializada em pacotes e descontos para jovens, e a “STA Travel”, que possui boas promoções.

LINKS:

Companhias ferroviárias:

Companhias de ônibus:

Aeroportos:

Companhias aéreas:

Agências de Viagem:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br