[Fechar]

Automóveis na Austrália

carro … Continuação (Transportes na Austrália)

Agora, para um surfista, botar o pé na estrada e sair em busca da onda perfeita pode ser a melhor maneira de conhecer o país e pegar altas ondas. Apesar de a direção ser no lado direito do carro e os veículos circularem pelo lado esquerdo da rua ou rodovia, dirigir na Austrália não é uma tarefa muito difícil, pois o país tem ótimas estradas e o trânsito é bem sinalizado e organizado. Porém, é bom prestar atenção e garantir que se esteja dirigindo no lado certo e uma boa tática para isso é o motorista ficar sempre próximo ao centro da rua ou rodovia; se estiver ao lado da calçada ou do acostamento, significará que o carro está na contramão.

Além disso, outros aspectos precisam ser levados em conta: as leis de trânsito são justas e severas e a fiscalização, rígida. A polícia não incomoda por vários detalhes insignificantes, como no Brasil, porém não tolera o uso de álcool, o abuso de velocidade e a falta de uso do cinto de segurança. Caso cometa alguma infração e leve uma multa, aceite-a quieto; não tente argumentar, muito menos tente subornar um policial, pois, ao contrário do que ocorre no Brasil, na Austrália, os policiais recebem bem e não aceitam ser corrompidos.

Com isso em mente, aquele que quiser pegar a estrada pode contar com diversas opções. Se for ficar um grande período de tempo, poderá optar por comprar um carro (ou Van) usado, que não custa muito caro no país (veja tabela de preços). Após usá-lo, poderá vendê-lo, recuperando parte do dinheiro investido; ao final, sai por um preço bem abaixo do pago pelo aluguel de um carro.

Por outro lado, se a pessoa tem apenas um mês ou dois para viajar pelo país, os custos de aquisição de um carro usado não compensarão. Dessa maneira, a melhor opção será alugar um carro, pois além de você poder andar em um carro novo, isso envolverá menos riscos e lhe causará menos problemas. Seguem a seguir, maiores explicações sobre as duas opções.

Comprar um automóvel usado

Comprar um carro usado não é uma tarefa muito difícil na Austrália, já que existem diversas maneiras de encontrá-los, desde lojas especializadas, websites, classificados, anúncios públicos ou até mesmo pela via de um amigo ou conhecido.

Após a compra, você deverá fazer o registro (a chamada registration) do veículo para, assim, poder conduzi-lo. Para isso, você precisará apresentar: documento oficial de compra e venda (anexo ao documento do carro), com assinatura do antigo proprietário; seguros obrigatórios (entre AUD150 a AUD400); documento de inspeção de segurança por mecânico autorizado (inspection ou safety certificate); carteira de motorista (de preferência internacional e/ou cópia traduzida da brasileira); comprovante de residência na Austrália; cartão de crédito (ou débito); e o pagamento de uma taxa (em torno de AUD200 a AUD500). Na Austrália, cada Estado tem sua própria legislação, razão por que valores, documentos e outras exigências poderão variar de um para o outro.

Apesar de existirem muitos carros baratos, é bom ter muita atenção ao comprar um. O “safety certificate” é um documento obrigatório que deverá ser fornecido pelo vendedor do automóvel; portanto, exija-o, pois caso você não tenha o carro aprovado pelo mecânico autorizado, talvez precise gastar mais do que deveria para deixar o carro em condições legais de trafegar.

Em alguns casos, vendedores de carros, sabendo do pouco conhecimento da área por parte de alguns estrangeiros, tentam garantir as condições de bom funcionamento do carro através do ‘safety certificate’ ou através de algum tipo de seguro das peças. O que, na verdade, não garante muita coisa: a ‘inspection’ só serve para garantir o bom funcionamento de alguns itens exigidos pelo governo, porém não avalia funcionamento de peças importantes, tais como motor, caixa e radiador, entre outras. Sendo assim, preste bastante atenção e revise bem esses itens; de preferência, leve em um mecânico de confiança para dar uma geral e ver se o carro está em boas condições ou, caso precise consertar alguma coisa, saber quanto precisará gastar. Avalie bem todas essas coisas e leve em conta todos os gastos que você poderá ter, pois algumas vezes um carro barato poderá sair mais caro do que se imagina. Algumas vezes há carros que nem de graça vale a pena levar. Lembre-se sempre do velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Somado a isso, carros usados necessitam cuidados e manutenção constantes. Ao comprar o carro, faça consertos necessários para seu bom funcionamento, revise sempre pneus, temperatura, óleo do motor e água do radiador, bem como preste atenção em ruídos estranhos. A falta de experiência com carros usados e a negligência com o carro podem levá-lo a ter alguns prejuízos como, por exemplo, deixar de trocar uma peça importante no radiador, o que poderá levar à perda do motor, em muitos casos, mais caro que o próprio carro.

Alugar um veículo

Diversos tipos de automóveis podem ser encontrados para alugar, desde carros populares até motor homes ou trailers. Para viagens curtas de um ou dois dias, um carro comum é o ideal, por ter taxas mais baixas e um baixo consumo de combustível. Nesse caso, uma locadora comum poderá lhe oferecer uma boa opção.

Contudo, para viagens mais longas, é aconselhável alugar um carro maior. Boas opções, nesse caso, podem ser alugar uma van equipada (campervan), um trailer ou até mesmo um motor home. Já para aqueles mais aventureiros, que buscam ondas solitárias, a melhor opção é alugar um jipe 4X4, os quais, muitas vezes, vêm equipados tipo motor homes. No caso de querer alugar um jipe, nem todas as locadoras poderão lhe ajudar; para isso, existem locadoras especiais, tanto para 4x4 quanto para vans ou motor homes.

A lista de websites deste guia traz uma relação completa das principais locadoras de automóveis que operam na Austrália, além de algumas outras empresas especializadas em alugar motor homes, vans e 4x4s, auxiliando-o na sua busca por locadoras na internet. Utilize a caixa abaixo para pesquisar preços e fazer sua reserva.

 

LINKS:

Locadoras de veículos:

Carros usados:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br