[Fechar]

Introdução

A Austrália, maior ilha do mundo, é considerada por muitos o país que oferece o maior número de ondas inexploradas do planeta e também o top como destino do surfe. Isso porque proporciona uma grande diversidade de swells e bancadas, ou seja, ondas de todos os tipos e para todos os gostos, muitas vezes sem crowd algum. Na Austrália estão localizados picos mundialmente famosos, tais como Kirra, Bell’s Beach, Burleigh Heads, Snapper Rock, The Box, Margaret River, Gnaraloo, etc.

Confirmando sua potencialidade para o esporte, o país é uma das maiores potências do surfe de competição. Além de sediar dois eventos da ASP Dream Tour (extinto WCT), possui o maior número de competidores no circuito. O que ocorre devido ao fato de o atleta encontrar grande facilidade para treinar, pois além de possuir ótimas praias para surfar, a Austrália localiza-se perto de lugares com excelentes ondas, como é o caso da Indonésia, Fiji, Nova Caledônia e Taiti.

Para o surfista amador, a realidade não é muito diferente: o país possui uma economia forte, boa qualidade de vida e segurança, somadas a um eficiente sistema de transporte, com boas estradas, trens e principalmente aeroportos em todo o país. Aviões fazem transporte até mesmo para regiões pouco povoadas, facilitando a viagem para as praias e a locomoção entre elas.

Assim, surfistas de outros países, encontram na Austrália uma boa oportunidade de pegar altas ondas e conhecer lugares alucinantes, bem como têm a chance de estudar e trabalhar. Além disso, o turista ou estudante poderá usar a Austrália como uma ponte para conhecer outros lugares, entre eles, Indonésia e Fiji. Aquele que tiver autorização de trabalho poderá juntar dinheiro e depois comprar passagens com preços convidativos para outros lugares que, muitas vezes, possuem uma moeda mais desvalorizada, o que significa hospedagem e comida barata para quem chega com dólar australiano.

A Austrália é, assim, uma excelente opção para o surfista que estiver pensando em passar suas férias ou estudar fora do Brasil. Este guia foi criado, então, para auxiliar os amantes do surfe no planejamento de sua viagem à terra dos cangurus, bem como para ser um parceiro e conselheiro durante a ‘surf trip’ de seus sonhos.

O guia busca suprir as principais necessidades de informação do surfista viajante e, para tanto, apresenta, a princípio, uma breve introdução a respeito da história, geografia e cultura do país, contendo também dicas variadas de planejamento de viagem: vistos e passagens; explicações sobre meios de transporte e deslocamentos; e ainda informações relativas à acomodação.

Em seguida, será desenhado um rápido panorama do surfe na Austrália, onde se conta como o esporte surgiu e se desenvolveu, apontando as principais variáveis oceanográficas, aconselhando sobre possíveis riscos e alguns cuidados a tomar, bem como comentando sobre os equipamentos de surfe existentes no país.

Logo após, serão apresentados os 21 destinos, divididos em cinco regiões. Nesta parte, o guia terá uma explicação mais detalhada das ondas e das influências climáticas e oceanográficas sobre as mesmas. Além disso, oferece tabelas com as melhores épocas para se viajar e pegar onda e informações mais detalhadas sobre cada lugar.

Para complementar, alguns outros temas serão apresentados na forma de artigos (matérias) ao final do livro. Alguns poderão ser interessantes enquanto curiosidade; outros, de grande utilidade para o leitor.

Ao final de cada capítulo, o leitor ainda contará com grande número de websites listados, que servirão para tornar mais completa a base de informações contidas no guia, ajudando o surfista antes e durante a viagem.

Por tudo isso, este guia espera ser o melhor amigo e companheiro de viagem do surfista, bem como um conselheiro na busca pelas ondas perfeitas na terra dos cangurus.

Veja Também:

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br